Algumas pessoas cultivam o mau hábito de guardar tudo na geladeira. Certo dia fui na casa de uma amiga e ela estava procurando o celular pela casa. Quando já tinha desistido e foi pegar alguns alimentos na geladeira para fazer o nosso café da tarde, encontrou o celular dentro da geladeira.
A questão é que nem tudo pode ir para a geladeira (muito menos o celular!). A explicação – para os alimentos – é simples: alguns deles vão se deteriorar, perder sabor e textura.
Confira aqui o que não deve ficar guardado dentro da geladeira e aumente a durabilidade dos alimentos.
- TOMATES. A refrigeração faz com que esta fruta se deteriore mais rapidamente e perca o sabor natural. Tomates devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo.
- BATATAS. Se colocadas na geladeira, transformarão o amido em açúcar, além de alterar seu sabor e textura quando cozidas. O ideal é armazená-las em um saco de papel, que é mais ‘respirável’ , em um armário, por exemplo.
- CEBOLAS. Elas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las em um armário. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.
- ALHO. Ele poderá durar até dois meses fora da geladeira, se ficar em um lugar fresco e seco. Caso contrário, na geladeira, ele vai mofar, ficar borrachento e até brotar.
- PIMENTA. O vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador, estando aberto ou fechado. É um alimento que dura até três anos sem porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.
- CAFÉ. O café em pó deve ser colocado em recipientes que não entrem ar dentro do armário. A geladeira cria condensação, que afeta o sabor.
- ABACATE. Quando comprar o abacate, com certeza estará verde e duro. Então, não é o caso de guardá-lo na geladeira, senão vai demorar um bom tempo até amadurecer. Deixe-o fora até que esteja bom para comer.
- BANANA. Mesmo caso do abacate, se comprar verde, deixe fora do refrigerador, até que madurem. Envolva o talo com plástico filme, isso vai controlar a velocidade em que a fruta amadurece. E já maduras, caso não vá consumir todas, aí sim pode e deve guardá-las na geladeira, que mesmo com a casca preta, estará boa por dentro.
- PÃO. Coma-o na hora ou em até quatro dias, mas não guardado na geladeira, porque a refrigeração o resseca mais rapidamente.
- MEL. Colocar o mel na geladeira vai engrossá-lo e cristalizá-lo. É um alimento totalmente natural que praticamente não estraga.
- MANJERICÃO. O certo é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol, envolvendo em um plástico para mantê-lo úmido.
- OLÉOS/AZEITES. Não há necessidade de guardar na geladeira seu óleo ou azeite, pois eles ficarão espessos e com aspectos amanteigados.