Aprenda a remover o bolor do couro

Por Alynne Bonin

174473714_6d5f2607d2

Peças em couro de animais são extremamente duradouras, mas podem apresentar bolor e manchas se não forem armazenadas e limpas de forma eficaz.

Se as peças ficarem guardadas por muito tempo, é bem provável que peguem bolor. As manchas brancas são característica do fungo. É possível eliminar essas manchas desagradáveis com materiais práticos do dia a dia. Confira a receita para eliminar bolor de peças de couro.

8413162205_e8109dcfee

Você vai precisar de:

  1. 3 panos limpos e secos;
  2. Meia xícara de chá de vinagre culinário branco. O vinagre colorido pode manchar o couro;
  3. Meia xícara de água em temperatura ambiente;
  4. Um recipiente raso;
  5. Uma escova de roupas com cerdas macias;
  6. Uma unidade de óleo de amêndoas ou de vaselina farmacêutica líquida;
  7. Um limpador de objetos a base de enzima que seja testado anteriormente em couros;

Como limpar:

Limpe bem a superfície da peça com uma escova. Coloque meia xícara de vinagre branco e meia xícara de água em um recipiente raso. Em seguida, mergulhe a escova na mistura e retire o excesso antes de aplicar em toda a superfície do couro várias vezes.

Depois de passar a mistura, passe um pano com água para tirar o excesso dos produtos e os resíduos do bolor. Coloque a peça de couro em um local arejado sem sol direto. Espere em média 24 horas para que a peça seque completamente. Depois, passe um produto especial para limpar couro, seguindo as instruções do fabricante.

Por ultimo, umedeça um pano em óleo de amêndoas ou vaselina farmacêutica e aplique na peça toda em movimentos circulares. Esse processo vai hidratar o couro.

Para guardar a peça, use embalagens de algodão ou TNT e procure colocá-la em local arejado. Não coloque em sacolas plásticas.

800px-Laundry_room_tvättstuga-1

Dicas:

Remova a peça em couro do local guardado de três em três meses e deixe exposta em local aberto e com ventilação por, pelo menos, 24 horas.

Se o processo acima não funcionar, procure um especialista, pois uma raspagem de couro pode ser necessária.

Postar novo comentário