Como comer com hashi

Por Fabi Ormerod

A comida japonesa é, sem dúvidas, uma das mais saudáveis e saborosas. Mas muitas pessoas ainda resistem na hora de experimentar a culinária japonesa pensando na dificuldade que o “talher” representa. O hashi é formado por dois palitos e comer com eles pode não ser fácil, mas também não é impossível!

Se você ainda não provou a comida japonesa com receio de ter que comer com os palitinhos ou mesmo já tendo provado e gostado ainda resiste com os hashis, confira essas dicas para não fazer feio e conseguir comer sem tabu:

1- Segure o hashi superior como um lápis.[1] Posicione o primeiro em sua mão dominante, segurando-o com a extremidade mais larga para fora e a mais estreita e pontuda para dentro.

  1. a) Segure o hashi a um terço de sua extremidade.
  2. b) Repouse o hashi contra a falange de seu dedo médio. A ponta de seu dedão deve ser pressionada contra o hashi, mantendo-o no lugar, e a ponta de seu dedo indicador contra a parte superior.

2- Posicione o hashi inferior contra o dedo anelar. O segundo deverá apontar para a mesma direção que o primeiro, e suas pontas deverão estar igualmente alinhadas.

  1. a) Repouse este hashi no vale entre os dedos indicador e polegar, mantendo-o mais inclinado em direção à base do último do que à do primeiro.
  2. b) O outro lado do hashi deve repousar sobre o seu dedo anelar, que deverá estar posicionado aproximadamente a um terço da extremidade inferior.

3- Abra os hashi com o seu dedo médio. Pressione o superior usando o topo ou a falange do dedo médio.

  1. a) O seu dedo indicador também se moverá com os hashi e com o médio.
  2. b) Apenas as pontas dos hashi deverão ser abertas. Os topos largos devem, na verdade, se aproximar, sem de fato se tocarem.

4- Feche os hashi com o seu dedo indicador. Pressione o superior com o topo de seu dedo, unindo as duas pontas.

  1. a) O seu dedo médio também se moverá com os hashi e com o indicador.
  2. b) Quando for pegar um pedaço de comida, mantenha os hashi abertos a cada lado da comida, de forma a mantê-la centralizada entre eles. Feche os hashi ao redor da porção de forma a manter seu centro entre as pontas.

5- Mantenha o polegar imóvel.[2] O dedão deverá ser mantido ereto, e não encurvado.

  1. a) O hashi inferior deve também ser mantido imóvel durante o processo.

Confira um exemplo no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tGlSDiJmlNs

Fabi Ormerod fabi.ormerod@gmail.com

Postar novo comentário