Como fazer beterrabas em conserva

Por Fabi Ormerod

A beterraba em conserva é uma receita fácil de ser feita e que combina com sabores doces e salgados. Se você gosta de beterrabas ou gosta de experimentar novos sabores, confira essa receita!

Conserva tradicional

Ingredientes

  • 1/2 kg beterrabas frescas inteiras
  • 2 xícaras de vinagre de maçã
  • 2 xícaras de água
  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • 3 dentes de alho, picados ao meio

Passo a passo:

  1. Beterrabas frescas geralmente vêm com alguma sujeira, então, use uma escova vegetal para lavá-las, se for necessário. Em uma tábua de corte, remova folhas e talos.
  2. É necessário cozinhá-las bem antes de fazer a conserva.
  3. Retire as beterrabas da água e descasque-as. Elas devem ter uma textura macia e a pele deve sair facilmente. Deixe-as esfriando para poder manuseá-las com facilidade.
  4. Corte as beterrabas sobre a tábua. Pode ser em metades ou quatro partes. Beterrabas inteiras levarão mais tempo para ficar prontas na conserva do que as fatiadas. Quando terminar, coloque as beterrabas em um ou mais potes grandes.
  5. Prepare a salmoura. Adicione na panela vinagre, água, açúcar e alho. Ferva, mexendo de vez em quando. Deixe a mistura cozinhar por cinco minutos em fogo baixo e retire do fogo e deixe esfriar.
  6. Despeje o caldo de salmoura frio sobre as beterrabas no pote. A quantidade de caldo deve ser suficiente para cobri-las por completo.
  7. Deixe as beterrabas conservarem na geladeira por, pelo menos, uma semana. Mexa a mistura de vez em quando para que salmoura penetre nelas completamente.

A validade é de três meses.

Postar novo comentário