Como preparar macarrão no ponto certo?

Por Rodrigo Filla

macarrao-no-tempo-certo

Al dente ou miojo“, qual é o ponto que você deixa a sua massa? O recomendado pelos gourmets é o ponto al dente, expressão italiana que quer dizer que o alimento está cozido, mas não perdeu a textura.

Não é difícil atingir a medida. Para quem está dando os primeiros passos na cozinha, basta acompanhar nossas dicas e ficar de olho na panela.

  1. A primeira dica é separar uma panela bem grande para o macarrão ficar bem soltinho. Depois adicione a água para esquentar. Para cada 500 gramas de macarrão, use o dobro de litros de água.
  2. Com a água fervendo, a dica da mamãe é colocar um fio de óleo para a massa não grudar. Os culinaristas reprovam e dizem que massa boa não precisa de óleo, mas se você está começando coloque sim que vai ajudar. Recomendo também temperar a água do cozimento, principalmente se for fazer uma massa sem molho, como alho e óleo. Vale colocar um pouco de sal, ervas da sua preferencia e um pouco de açafrão para colorir.
  3. Coloque a massa e fique de olho no tempo de cozimento indicado na embalagem porque cada uma tem um tempo. Por ser mais fino, o espaguete costuma cozinhar mais rápido, mas também é o mais fácil de grudar. Por isso, com a ajuda de um garfo, mexa bastante para a massa não grudar na panela.
  4. Olhos atentos à panela para não perder o ponto. A massa começa a ficar branca com o cozimento. Fique de olho na cor e quando achar que amarelo sumiu, experimente para ter certeza.
  5. Chegou ao ponto? Escorra a água e acrescente o molho. Não precisa passar água fria, apenas tire da água para interromper o cozimento.

Curtiu nossa receita? Então aproveite para ver mais Dicas Caseiras!

Comentário (1)

Postar novo comentário