Como tirar manchas de sofás

Por Fabi Ormerod

As manchas em sofás normalmente são difíceis de tirar e deixam os móveis com um aspecto ruim. Confira nossas dicas a seguir e deixe seu sofá como novo!

Limpe os sofás periodicamente com um aspirador. Tente eliminar as manchas menores e mais recentes com um pouco de água e sabão. Essas medidas por si só já podem manter a limpeza do seu sofá.

Manchas de origem vegetal

Molhe a mancha e limpe-a com um pano molhado com vinagre branco diluído. Se a mancha for de bebidas alcoólicas misture uma parte de vinagre para duas partes de álcool e passe no local. Pode se limpar esse tipo de mancha com uma mistura de três partes de álcool para cada parte de água.

Para manchas de ovo ou chocolate mais antigas use o álcool 90 diluído em água e para restos de lama ou terra seca misture uma colher de amoníaco em um litro de água.

Manchas de origem animal

Molhe a mancha com um pouco de água fria e sabão em barra. A seguir limpe com água e amoníaco e enxague sem esfregar. Observação: nunca use amoníaco puro em lãs ou sedas.

Manchas de origem química

Limpe a mancha com um pano úmido e lave em seguida com um sabão em barra, limpando com um pouco de amoníaco ou vinagre branco diluído em água.

Para tinta fresca, use o álcool 90 (as de vinil e acrílicas saem com água) e para manchas de mertiolate ou outros antissépticos use detergente misturado com água fria e algumas gotas de amoníaco.

Limpeza de capas

Verifique sempre a composição do tecido e o tipo de lavagem recomendada na etiqueta. As peças pequenas podem ser lavadas em casa e as grandes devem ser mandadas em uma lavanderia.

Se for limpar manualmente, esfregue suavemente e use detergente líquido especial para tecidos coloridos. Enxague muito bem com bastante água para evitar que o tecido fique amarelado. Para passar as capas, vire-as do avesso e use a temperatura mais baixa do ferro.

Manchas de gordura em tecidos, carpetes, madeiras e mármore: jogue um pouco de talco na mancha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, cubra a mancha com uma toalha de papel e passe com o ferro em temperatura alta. Deixe a mancha coberta por mais algumas horas e depois limpe como de costume.

Manchas de cera de vela: raspe a cera com uma espátula ou faca sem ponta e, em seguida, coloque uma toalha de papel em cima e passe com o ferro bem quente. O calor vai derreter a parafina, que vai se fixar no papel. Limpe como de costume.

 

 

 

Postar novo comentário