Como usar talheres da maneira certa

Por Fabi Ormerod

Uma atividade corriqueira e realizada pelos humanos assim que crescem: comer com talheres. A verdade é que existe um manual de etiquetas com relação à forma de utilizar esses objetos, você sabia?

Em uma ocasião especial como um jantar ou uma ida a um restaurante bacana ter porte e saber como segurar os talheres pode ser um diferencial.

Primeiramente você precisa saber que existem os estilos americano e europeu. Você já os conhece? Saiba mais:

EUROPEU

– O garfo fica ao lado esquerdo do prato e a faca ao direito. Se tiver mais de um garfo, o externo é o de salada e o interno é para o prato principal. O garfo para o prato principal será maior que o para a salada.

– Para cortar a comida, pegue sua faca e segure-a com a mão direita. O dedo indicador deve ficar esticado e descansar perto da base do lado cego, superior da lâmina. Os outros quatro dedos devem envolver o cabo.

– Segure o garfo com a mão esquerda. Os dentes devem apontar para longe (e para baixo). O dedo indicador fica esticado e descansa no cabo, próximo da cabeça do utensílio. Os outros quatro dedos ficam ao redor do cabo.

– Dobre os pulsos, de maneira que os indicadores apontem na direção do prato. Isso deve fazer com que a ponta da faca e do garfo aponte na direção do prato também.

– Relaxe seus cotovelos, mas sem deixá-los levantados no ar, e procure uma posição confortável.

– Segure a comida com o garfo ao aplicar pressão com o dedo indicador. Se estiver cortando, coloque a faca perto da base do garfo e corte com um movimento de serra.

– Traga pedaços pequenos de comida à boca com o garfo.

AMERICANO

– Ao cortar, segure o garfo com a mão esquerda. O cabo descansa no espaço entre o polegar e o indicador. O dedo médio e o polegar seguram a base, enquanto que o indicador descansa no topo. Novamente, os dentes apontam para baixo.

– Apenas na hora de cortar, coloque a faca na mão direita. O dedo indicador fica na base e os outros ao redor do cabo.

– Na hgora de cortar, segura a comida com o garfo, cortando com a faca em movimentos gentis. Seu garfo deve estar mais próximo ao seu corpo que a faca. Corte apenas o suficiente para uma mordida.

– Após cortar um pedaço, deixe a faca descansando na borda do prato e transfira o garfo da mão esquerda para a direita. Vire o garfo de maneira que os dentes estejam curvados para cima.

Fabi Ormerod fabi.ormerod@gmail.com

Postar novo comentário