Curiosidades sobre o aspirador de pó

Por Fabi Ormerod

www.dicascaseiras.com.br-aspiradordepo

O aspirador de pó sempre foi um aliado na hora de dar aquela geral em casa. Com o avanço da tecnologia esse fato não mudou, o que ficou diferente foram os produtos.

Existe o aspirador de pó, que como o nome já diz, que ó aspira o pó. Já existe o aspirador de pó e água; o aspirador multifuncional que, além de aspirar pó e água, também lava e seca carpetes, cortinas e estofados; o aspirador portátil, os aspiradores ultra silenciosos, os aspiradores robô e os aspiradores antialérgicos.

Nós separamos algumas curiosidades, mitos, verdades e dicas sobre estes aparelhos versáteis e cada vez mais utilizados no Brasil. Confira:

MITOS

  1. Faz mal à saúde

Acredita-se que o uso do aspirador de pó agrava os sintomas de quem tem doença respiratória. Mas isso não vale para os aparelhos que possuem o filtro HEPA, que filtra 99,9% do ar que passa pelo aspirador.

  1. Não aspira água

Antigamente o líquido poderia prejudicar o funcionamento do aparelho. No entanto, atualmente, já existem produtos que aspiram água e pó em um só, sem prejudicar seu funcionamento.

  1. Consome muita energia

Com o avanço da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente, os aparelhos têm sido desenvolvidos para consumirem menos energia. Hoje em dia, há opções bem econômicas!

  1. Não limpa pêlos

Hoje existem opções de aparelhos para se livrar dos pêlos de cães e gatos, por exemplo, e deixar a casa limpinha. Além disso, alguns aspiradores já possuem bocal específico para este fim.

  1. Não limpa cantos

Já existem bocais especiais projetados para isso, assim como aspiradores com LED’s, para facilitar a limpeza de lugares de difícil acesso.

CURIOSIDADES

  1. Mais tempo

Brasileiros são um dos campeões entre os usuários que passam mais tempo utilizando o aspirador de pó: 78,7% dos entrevistados ultrapassam os 30 minutos.

  1. Roupa

Durante o uso do aspirador de pó, roupas casuais são as campeãs na média global (69%) e ainda mais entre os brasileiros (72,5%). Já para os sul-coreanos, a maioria (75,9%) prefere trajes esportivos para aspirar o lar.

  1. Empregadas domésticas

Apenas 1% da média global dos entrevistados afirma que o aspirador de pó em sua casa é operado por um empregado doméstico. No Brasil, essa média é cinco vezes maior.

DICAS

  1. Alguns modelos ainda tenham sacos de tecido, que precisam ser lavados semanalmente, mas o mais prático e atual é o filtro de papel. Fique atento, pois a troca precisa seguir o padrão estabelecido no manual do aparelho. O saco do aspirador não pode ultrapassar a capacidade de ¼ de seu volume total. Um saco cheio de poeira compromete até mesmo o consumo de energia do aparelho e seu rendimento.
  2. Se você usa o aspirador de pó cerca de três vezes por semana, por exemplo, pode esvaziar o saco toda semana. Se o saco for de tecido, lave-o a cada 45 dias ou quando perceber que há muita poeira agarrada.
  3. Não utilizar o aparelho para limpar carpetes e pisos úmidos ou para aspirar líquidos, a não ser que ele tenha essa função.
  4. Para deixar os ambientes perfumados, coloque dentro do saco do aspirador um algodão levemente umedecido em sua essência favorita.

 

 

 

 

Postar novo comentário