Pequeno manual de vinhos

Por Rodrigo Filla

manual-de-vinhos

Você tem aquele jantar da empresa ou quer chamar os amigos para comer em casa. Vinhos sempre sempre legais para harmonizar, mas você não entende muita coisa sobre o assunto. Calma, vamos tentar te ajudar! Além de combinar com pratos, é importante saber qual é gosto de quem vai dividir a garrafa com você. Conhecer os tipos de uvas é a primeira dica para acertar na escolha da bebida. 

Conheça os tipos de uvas mais populares no Brasil:

Carménère : é o vinho mais indicado para quem está começando a apreciar o gosto da bebida. Mulheres costumam gostar também por causa da baixa acidez e pela leveza.

Cabernet Sauvignon: Esta uva é usada na produção dos vinhos de Bourdeaux, na França, Chile e Argentina. Geralmente misturam-se também as uvas Cabernet Franc, Merlot e Malbec, entre outras, para equilibrar o sabor e deixá-lo mais refinado. É um vinho muito popular no Brasil, principalmente os importados do Chile e da Argentina.

Merlot: Também tem origem em Bordeaux e é utilizada em vinhos Saint-Émilion e Pomerol. Os vinhos nacionais desta uva produzidos no Rio Grande do Sul são bem recebidos no mercado. A Serra Gaúcha produz mais de 5 mil toneladas desta uva por ano.

Malbec: produz vinhos frutados, macios, encorpados e de cor escura. Desta uvas mais conhecidas no Brasil este é o tipo de vinho com gosto mais acentuado. A Argentina é responsável por 59% do plantio mundial.

Conheça outros tipos de uvas

Periquita (sem malícia, por favor): Feita em Portugal, faz vinhos tintos com gosto forte. Pode ser misturada com Cabernet Sauvignon para suavizar.

Chardonnay: uvas mais tradicionais na produção de vinhos brancos. Foi plantada no Brasil por volta de 1980, mas ainda representa apenas 0,1% dos vinhedos.

Moscatel: Vem da Grécia e possui uma uva com gosto adocicado. Muita usada na produção da bebida que leva o mesmo nome e que tem o gosto que lembra o champagne.

Syrah: Tem coloração roxa intensa e aroma bem complexo, sendo capaz de produzir ótimos vinhos. Cor intensa costuma ser sinônimo de vinho forte, se prepare.

Vinho do Porto: São fabricados exclusivamente em uma região de Portugal, à margem do rio do Douro. Possui um teor alcoólico alto e açucares naturais da fruta. Este vinho tem aroma que lembram cerejas e morangos. É a parceria perfeita para a sobremesa e deve ser apreciada como um licor.

Postar novo comentário